v. 5 n. 4 (2023): Edição Regular

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Editorial

A construção do conhecimento e da transformação social: a simbiose transformadora da educação e da ação social por meio de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior e o terceiro setor

As parcerias entre Instituições de Ensino Superior (IES) e o terceiro setor impactam positivamente no processo de formação dos almejados “profissionais do futuro”, colaborando de maneira direta, com a promoção do desenvolvimento social das comunidades acadêmica e externa, tendo como norte alguns pilares: a valorização pelo próximo; o olhar pela coletividade; a inclusão dos mais vulneráveis; a disseminação de novas tecnologias; a expansão de expectativas sobre oportunidades de vida... essa simbiose permite que as instituições de ensino superior, compartilhem seus recursos, conhecimentos e expertise com organizações do terceiro setor, tendo como foco as organizações não governamentais (ONGs).

Esse modelo de parceria é extremamente vantajoso para ambas as partes envolvidas, considerando que as IES têm a oportunidade de expandir o conhecimento teórico e prático em situações reais, trazidas pela comunidade externa, por meio de soluções inovadoras com foco em desafios sociais. Por outro lado, as ONGs se beneficiam por meio de acesso a recursos, humanos e tecnológicos, que podem ajudá-las a aperfeiçoar suas práticas, como também expandir suas capacidades de transformação e ampliar o impacto de suas iniciativas. Essas parcerias podem envolver a colaboração em projetos de pesquisa e de extensão, a prestação de serviços de consultoria, a troca de conhecimentos e habilidades, a capacitação de capital humano, entre outras formas de cooperação.

Um exemplo prático de parceria entre IES e ONG é a celebração de parceria entre a Faculdade SENAI São Paulo e a ONG Novos Herdeiros Humanísticos que trabalha com o apoio de jovens de famílias vulneráveis, por meio de ações educacionais e esportivas. A Faculdade SENAI São Paulo, colabora com o apoio de estudantes e professores para desenvolver projetos acadêmicos-tecnológicos com a participação ativa e presencial de jovens atendidos pela ONG, além de contribuir com as estratégias de ensino e de aprendizagem utilizadas pela organização. Os jovens não são intitulados como “vulneráveis” por um acaso, muitas vezes os alunos, professores e a equipe de gestão da Faculdade são colocados em momentos de profunda reflexão, devido às dificuldades estarem conexas à falta de uma das refeições diárias ou de produtos de higiene pessoal, deixando a educação e a tecnologia em segundo plano.

A contrapartida da ONG está embasada na proposta e contextualização das práticas e dos desafios do cotidiano dos jovens vulneráveis, contribuindo com os estudantes e professores, por meio de aplicações de seus conhecimentos em um ambiente socialmente relevante.

É de extrema importância salientar que o sucesso das parcerias, como a supracitada, depende da existência de uma relação de confiança e troca entre a IES e a ONG, sendo necessário estabelecer metas e objetivos claros, além de uma comunicação efetiva e perene, garantindo que as expectativas sejam alinhadas e os recursos sejam utilizados de maneira adequada. Também é importante estabelecer o engajamento e a colaboração dos protagonistas, com foco em parcerias de longo prazo. Uma parceria não deve se limitar ao início e meio, tem que ser estabelecida com propósitos sólidos e tangíveis.

Hoje, vivemos num mundo em plena transformação digital, sendo esse processo diretamente impactado por outra “transformação”, a social... diante desse cenário, a Faculdade SENAI São Paulo tem um papel de extrema relevância, contribuindo para o desenvolvimento da indústria, mas principalmente da sociedade, mitigando a desigualdade e a vulnerabilidade social, por meio da educação, da inclusão, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Ricardo Alexandre Carmona

Coordenador da Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta – Vila Mariana

Publicado: 2023-09-27

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