Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa a fonte Calibri de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Mecatrônica disponibiliza modelo de layout para a formatação do artigo, conforme se segue:

A Revista Brasileira de Mecatrônica segue as boas práticas de pesquisa da ANPAD, pois com base no manual representa um conjunto de critérios e orientações a respeito da publicação científica e dos papéis dos principais atores envolvidos no processo, tanto sob o ponto de vista ético quanto do operacional. Acessar documentos.

Segue template no formato do Microsoft Word (.docx).

CONSIDERAÇÕES GERAIS

O artigo científico deve conter no mínimo de 15 páginas e no máximo de 30 páginas, incluindo referências bibliográficas. Quanto às margens devem ser: (superior e esquerda 3 cm; direita e inferior 2 cm) e espaço simples.  O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. O artigo deve ser escrito no programa Microsoft Word, devendo o mesmo ser enviado em uma destas versões. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5MB. 

Ética e Plágio: o conteúdo dos artigos submetidos e publicados é de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeterem um artigo, os autores garantem que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro. A Revista Brasileira de Mecatrônica, utiliza software de detecção de similaridade para combater o plágio acadêmico e profissional, além de análises da equipe editorial e pareceristas, verificando a originalidade de artigos em processo de submissão e publicados. Caso seja caracterizado plágio no artigo submetido à Revista, ele será arquivado e os autores ficarão impedidos de submeterem artigos para a revista por um período de dois anos.

Pesquisas que envolvem serem humanos precisam ser apreciadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP via Plataforma Brasil.
Após a apreciação do CEP, os autores devem apresentar uma declaração formal das pesquisas realizadas com seres humanos nos termos das Resoluções n. 466/2012 e n. 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde que envolvem, por exemplo, entrevistas ou observações in loco.
A declaração formal é emitida após a apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa por meio de um número de Certificado de Apresentação de Apreciação Ética - CAAE.

Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA):

Com base nos estudos realizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), pela Cambridge University Press, pela Elsevier e pela Scielo sobre o uso de chatbots e inteligência artificial generativa em relação a publicações acadêmicas, a Revista Brasileira de Mecatrônica delimita as seguintes normas de submissão e avaliação:

a) Chatbots não podem ser listados como autores ou coautores de nenhum artigo submetido à Revista Brasileira de Mecatrônica. Nenhuma ferramenta de IA deve ser utilizada na geração de textos que compõem a estrutura do artigo a ser submetido ao periódico. Os chatbots não atendem aos critérios de autoria, pois não são capazes de assumir responsabilidade moral ou legal pela originalidade e integridade do trabalho, aprovação da versão final do texto a ser publicado, bem como, compreender conflitos de interesse ou gerenciar contratos de direitos autorais e de licença. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humano e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado.

b) Caso uma ferramenta de IA for utilizada para funções relativas ao apoio e sistematização de elementos que serviram de auxílio à produção do artigo, os autores devem ser transparentes sobre seu objetivo, além de especificar qual chatbot foi utilizado e as demais informações sobre sua aplicação na produção do artigo. Os autores que usarem ferramentas de IA na produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, coleta e análise de dados, entre outras funções que não categorizam a produção de texto do artigo, devem ser transparentes ao divulgar no Resumo, Introdução e Materiais e Métodos (ou seção semelhante) o tipo de chatbot utilizado, a função desempenhada pela ferramenta de IA e como esse processo ocorreu.

A fim de possibilitar análise científica, incluindo a replicação e a identificação de falsificação, as informações sobre o uso da ferramenta de IA devem ser disponibilizadas em sua totalidade, incluindo também as especificidades da ferramenta, resultados da pesquisa, a hora e a data da consulta.

c) Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, mesmo aqueles relativos à pesquisa, organização e análise de dados e informações que compõem o artigo. Portanto, são responsáveis por qualquer violação da ética de publicação, (para além daqueles já causados pelos recortes específicos que configuram a pesquisa em humanidades), plágio, fabricação ou falsificação, incluindo textos e imagens gerados pela IA.

d) Os editores e pareceristas da Revista Brasileira de Mecatrônica não devem em nenhuma circunstância utilizar ferramentas de IA para efetuar as avaliações e análises dos artigos submetidos ao periódico. 

Caso ocorra a utilização de qualquer ferramenta de IA durante o processo de análise e avaliação de submissões, os(as) editores(as) e pareceristas devem informar sua utilização (conforme o item b) e estarem cientes que a avaliação/análise fornecida será desconsiderada do processo editorial.

 

DETALHES DA FORMATAÇÃO

a) Título no idioma do documento: deverá ser na fonte Calibri 12 em maiúsculo, negrito e centralizado.

b) Título em outro idioma: é o título traduzido para a língua inglesa, seguindo a mesma formatação do título em português, exposto anteriormente.

c) Autor(es): Prenome e sobrenome (abreviado ou não), mais de um autor colocar em linhas distintas, em notas de rodapé a vinculação corporativa do autor e endereço para contato, e em Notas sem fim (no final do documento) deve constar o currículo sucinto de cada autor.

d) Resumo no idioma do documento: deverá ser fonte Calibri 12, espaço simples. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos em português (sem parágrafo, justificado, e espaçamento simples). Palavras‐chave: indicar até cinco palavras, que sirvam para resumir o artigo como um todo. Utilizar (ponto e vírgula), entre as palavras.

e) Abstract: é o resumo traduzido para a língua inglesa seguindo a mesma formatação do resumo em português. Keywords: indicate up to five words, for to summarize the article as a whole. Use ( ; )
between words.

f) Numeração de páginas: a numeração de página deve estar na margem superior alinhada à direita, com tipo de fonte Calibri, tamanho 10 (dez), iniciando a numeração a partir da primeira página do artigo.

g) Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos. Deve-se utilizar texto com fonte Calibri, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos. 

h) Corpo do texto: divide-se em introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados e discussões , conclusões e referências. O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo da data de submissão e de aprovação.  Fonte Calibri, tamanho 12,  justificado e com espaçamento simples.

i) Notas de rodapé: devem ser evitadas as notas de rodapé. Somente deverão ser utilizadas quando estritamente necessário. Quando necessárias deve-se seguir as Normas da ABNT.

j) Siglas: use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, nas ocorrências posteriores, basta usar a sigla. Por exemplo: Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI).

k) Outros: termos estrangeiros e nomes de obras/programas devem ser marcados em itálico.

l) Referências: o título “Referências” deve ser posicionado à esquerda, em negrito,  sem  numeração em fonte Calibri 12, espaço simples.  As referências bibliográficas devem ser representadas em ordem alfabética e conter todos os dados necessários à sua identificação conforme a norma ABNT NBR 6023/2018.

m) Agradecimentos: quando houver agradecimentos o mesmo deve ser inserido após à conclusão do trabalho seguido do título "Agradecimento".

 EXEMPLOS DE CITAÇÕES 

Para apresentação de citações em documento deve-se utilizar a norma ABNT NBR 10520:2002. Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes. As citações devem ser feitas na língua do artigo.

Citações com menos de três linhas são feitas no corpo de texto, entre aspas duplas. Exemplo 1:

De acordo com a NBR 10520 “As citações de até 3 linhas, devem estar contidas entre aspas duplas”. (ABNT, 2002, p. 2).

 Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com um recuo de 4 cm, sem aspas.

Exemplo 2:

De acordo com a NBR 10520 o exemplo a seguir ilustra as citações com mais de 3 linhas:

 Citação direta é quando se transcreve exatamente as palavras de outro autor consultado, conservando-se a grafia, pontuação, uso de maiúsculas e idioma, nesse tipo de citação indica-se o sobrenome do autor, data e a página. As citações diretas no texto de até três (3) linhas devem estar contidas entre aspas duplas (ABNT, 2023).

 A citação indireta, também conhecida como paráfrase, significa utilizar as palavras de outra fonte e reformulá‐las, usando seu próprio vocabulário. Dessa forma, você mantém o
significado do texto original, mas não transcreve a redação exata. Citações indiretas devem conter o sobrenome do autor e o ano da publicação, entre parênteses e separados por vírgula, o número da página é opcional, e aspas ou recuo não são utilizadas.

 Exemplo 3: Citação indireta iniciando a frase

De acordo com Pereira (2014), os membros de uma carreira acadêmica como estudantes de nível superior, professores e cientistas precisam escrever para divulgar o avanço da pesquisa e do conhecimento adquirido.

 Exemplo 4: Citação indireta encerrando a frase

Uma boa sugestão é escrever o título depois de finalizado o artigo, assim você pode definir palavras que se adaptem exatamente com o que você escreveu. (Lourenço, 2015).

 Na redação do texto com citação recomenda-se utilizar algumas expressões para mencionar a autoria como:

  1. De acordo com Silva (2018), …
  2. Segundo Silva (2018), …
  3. Para Silva (2018), …
  4. Silva (2018) afirma/declara que…
  5. Conforme Silva (2018), …

 ELEMENTOS DE APOIO: ILUSTRAÇÕES, TABELAS, QUADROS E GRÁFICOS

Todos os tipos de ilustrações devem conter: tipo, número de ordem, travessão e abaixo da ilustração, fonte (elemento obrigatório), legendas e notas (se houver) e devem acompanhar as margens estabelecida no texto. Utilize Calibri 10 para título da ilustração (o negrito é opcional) e também para indicar a fonte, logo abaixo da ilustração, nesse caso não se usa negrito.

Caso a fonte não seja do(s) autor(es), deve ser devidamente referenciada e a referência completa inserida na seção Referências. Quando a ilustração for elaborada pelo autor em sua totalidade deve conter os dizeres: Fonte: Elaborado pelo autor.

 EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

As referências devem seguir a NBR 6023.  Apresentadas em ordem alfabética, espaçamento deve ser simples, separadas com um espaço simples entre elas, alinhamento à margem esquerda. Exemplos:

a) Livro:

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

b) Capítulo de livro:

HIBBELER, R. C. Equilíbrio de um ponto material. In: HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2005. p. 68-95.

c) Artigo de jornal:

SIMÕES, Katia. Pequenos avançam no caminho da indústria 4.0.  Jornal Valor Econômico, São Paulo,  ano 19, n. 4557, 31 jul. 2018. Valor Especial Pequenas e médias empresas, p. F2.

SIMÕES, Katia. Pequenos avançam no caminho da indústria 4.0.  Jornal Valor Econômico, São Paulo,  ano 19, n. 4557, 31 jul. 2018. Valor Especial Pequenas e médias empresas, p. F2.  Disponível em: https://www.valor.com.br/empresas/5698527/pequenos-avancam-no-caminho-da-industria-40. Acesso em: 02 ago. 2018.

d) Artigo de periódico:

REZENDE, Denis Alcides; GUAGLIARDI, José Augusto. Alinhamento, contribuições e relações da tecnologia da informação com planos e planejamentos municipais: survey em prefeituras brasileiras. Revista de Administração-RAUSP, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 454-467, jan. 2007.

CÂNDIDO, R. M. F.; HARDOUIN, L.; LHOMMEAU, M.; MENDES, R. S. Conditional reachability of uncertain Max Plus Linear systems. Automatica, v. 94, p. 426-435,  ago. 2018. ISSN 0005-1098. DOI: http://doi.org/10.1016/j.automatica.2017.11.030. Disponivel em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0005109817305721. Acesso em: 09 ago.2018. 

E) Documento eletrônico:

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Desafios para a indústria 4.0 no Brasil. Brasília: CNI, 2016. 34 p. Disponível em: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/d6/cb/d6cbfbba-4d7e-43a0-9784-86365061a366/desafios_para_industria_40_no_brasil.pdf. Acesso em : 20 mar. 2017.

f) Dissertação e Tese

ALVES, José Eustáquio Diniz. Transição da fecundidade e relações de gênero no Brasil. 1994.  Tese (Doutorado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994.

g) Eventos (seminários, congresso...)

DAMASCENO, Andreia Cristina; MESQUITA, José Marcos Carvalho de. Indicadores de usabilidade da biblioteca de uma Instituição de ensino público federal. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), XVII., 2012, Gramado. Anais [...] Gramado: FAURGS, 2012. Disponível em: http://www.snbu2012.com.br/anais/ pdf/4QAW.pdf. Acesso em: 17 out. 2012.

h) Documento jurídico

BRASIL. Congresso Nacional. Senado. Resolução n° 17, de 1991. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARES CEGAS (Double Blind Review) 

Utiliza-se o modelo Double Blind Review, de forma a garantir o sigilo quanto à identidade dos avaliadores e dos autores. O prazo é de cerca de três a seis meses entre submissão, apreciação e parecer. 

Revisado em: 01 de julho de 2024.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade