Análise de sistema de condicionamento de ar por central de água gelada: viabilidade econômica, manutenção e substituição

Autores

Palavras-chave:

avaliação financeira, central de água gelada, eficiência energética, manutenção de central de água gelada

Resumo

A substituição de uma central de água gelada pode gerar discussões sobre a sua necessidade ou não. Consultores e fabricantes podem apresentar opiniões contrárias sobre o assunto. Esta é uma questão que pode afetar empresas e responsáveis de manutenção. O objetivo deste artigo é avaliar se é vantajosa a substituição de uma Central de Água Gelada em operação há mais de 20 anos, por equipamentos de mesma capacidade térmica e mesmo tipo de condensação ou se a manutenção e melhorias do sistema trará melhores resultados para a edificação e para os usuários. Para a realização do trabalho foi utilizado o método de diagnóstico energético da ISO 50.002 para o planejamento e a coleta dos dados. A análise mostrou que são necessárias correções na manutenção e operação do sistema; que a implementação de melhorias tem custos inferiores à substituição e a análise de viabilidade econômica de substituição do sistema se mostrou inviável.

Biografia do Autor

Daltiolly Souza Oliveira, Faculdade SENAI-SP - Campus Mariano Ferraz

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdades Integradas Torricelli (2009), Especialização em Eficiência Energética na Indústria pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (2022). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Projetos Elétricos, Gerenciamento de Contratos de Manutenção. É gestor de infraestrutura no SESC-SP.

Hermom Leal Moreira, Faculdade SENAI-SP - Campus Mariano Ferraz

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo – USP (2021), mestrado Engenharia Elétrica pela UNESP (2015), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIC (2007) e graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações pela UFMT (2006). Atualmente é professor da Escola e Faculdade SENAI São Paulo “Mariano Ferraz”. 

Pedro André Braga de Oliveira, Faculdade SENAI-SP - Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional com habilitação em sistemas e controle pela Universidade de São Paulo - USP (2009), especialização em Ciência de Dados (Big Data Analytics) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Atualmente é professor da Faculdade SENAI São Paulo “Mariano Ferraz”. 

José Ricardo da Silva, Faculdade SENAI-SP - Campus Mariano Ferraz

Possui mestrado em engenharia de produção pela UNIP (2010), possui graduação em Pedagogia pela FAI - Faculdades Associadas Ipiranga (1996). Atualmente é coordenador de atividades técnicas-pedagógicas na Faculdade SENAI São Paulo “Mariano Ferraz”. Possui experiência na área mecânica e de automação industrial. 

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Oliveira, D. S., Moreira, H. L., Oliveira, P. A. B. de, & Silva, J. R. da. (2023). Análise de sistema de condicionamento de ar por central de água gelada: viabilidade econômica, manutenção e substituição. Revista Brasileira De Mecatrônica, 5(4), 52–76. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/211

Edição

Seção

Artigos