Segurança cibernética: boas práticas para desenvolvimento e operações de aplicações IoT

Autores

Palavras-chave:

segurança cibernética, Internet das Coisas, DevSecOps, plataforma IoT, SIEM

Resumo

Os sistemas IoT são o cerne da quarta revolução industrial, habilitando a integração de todas as coisas ao mundo digital. Porém, os ataques cibernéticos têm sido cada vez mais frequentes mostrando as vulnerabilidades destas soluções, as quais têm sido produzidas em geral, sem a devida consideração de medidas de segurança em todo o ciclo de vida do projeto, trazendo implicações materiais e intangíveis. Neste artigo são abordadas boas práticas para o desenvolvimento e operação seguros de sistemas IoT. O conceito de DevSecOps é apresentado com aplicação aos sistemas IoT, destacando a importância da arquitetura do sistema com base em plataformas de gerenciamento e monitoramento confiáveis e que ofereçam recursos para a implementação das boas práticas de prevenção e mitigação de riscos.

Biografia do Autor

Fabio Castro Lopes, Faculdade SENAI-SP - Campus Mariano Ferraz

Tecnólogo em Telecomunicações pela Unicid (2007) e especialista em Internet das Coisas (IoT) pela Faculdade SENAI São Paulo (2022). Mais de 15 anos de experiência na área de data centers, tecnologia de redes, sistemas operacionais, segurança e monitoração. Atualmente é consultor de tecnologia na área de projetos da empresa DXC. 

Daniel Barbuto Rossato, Faculdade SENAI-SP - Campus Mariano Ferraz

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA, Mestre em Engenharia Elétrica pela USP, Bacharel em Engenharia Elétrica pela USP. Medalha de bronze em Mecatrônica pela Worldskills. Possui experiência em projetos e manutenção de sistemas de automação industrial e como analista de TI. Atualmente, é professor na Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz, atuando em IoT e sistemas de controle. 

Caio Vinícius Ribeiro da Silva, Faculdade SENAI-SP - Campus Mariano Ferraz

Possui pós-graduação em Automação Industrial pela Faculdade SENAI Mecatrônica (2017), pós-graduação em Inovação e Competitividade Industrial pela Faculdade SENAI “Theobaldo de Nigris”(2021) e graduação em Eletrônica Industrial pela Faculdade SENAI Anchieta (2012). Atualmente, é docente e coordenador de estágios na Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz, atuando em IoT e Tecnologia da Informação. 

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Lopes, F. C., Rossato, D. B., & Silva, C. V. R. da. (2023). Segurança cibernética: boas práticas para desenvolvimento e operações de aplicações IoT. Revista Brasileira De Mecatrônica, 5(4), 01–20. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/176

Edição

Seção

Artigos