As métricas de software em favor do desenvolvedor como ferramentas para a produtividade e a qualidade em soluções embarcadas

Autores

Palavras-chave:

métricas de software, software embarcado, qualidade e produtividade, engenharia de requisitos

Resumo

Muitos profissionais da área de software concordam que um atributo importante dos sistemas embarcados é a qualidade, traduzida como a menor incidência de defeitos quanto possível. No entanto as empresas de desenvolvimento destes softwares precisam ao mesmo tempo aprimorar seus níveis de produtividade sem esquecer a qualidade do produto e uma forma efetiva e prática para medir esses aprimoramentos. Assim esta pesquisa tem por finalidade orientar as pessoas envolvidas no arcabouço do projeto, em especial os desenvolvedores de software no estabelecimento de metas para alcançar melhores padrões de qualidade e produtividade durante o processo de desenvolvimento do produto de sistemas embarcados que são implantados através de um processo exaustivo das análises de requisitos. Em especial aqueles ditos não funcionais, deste modo, estes sistemas precisam de um teste completo e processo de verificação e validação.

Biografia do Autor

Luis Carlos Canno, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Graduado em Tecnologia de Automação Industrial (2009) com Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho (2012), e Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI CETIQT (2015). Professor na Faculdade de Tecnologia SENAI do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e Pós-graduação em Sistemas Embarcados. 

Leandro Poloni Dantas, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Engenheiro (2004) e Doutor (2018) em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI. Atuou por 15 anos na indústria eletrônica no desenvolvimento de novos produtos. Desde 2009, vem lecionando em cursos de pós-graduação, graduação e de nível técnico em diferentes instituições paulistanas. Atualmente é professor na Faculdade de Tecnologia SENAI e no Insper.

Fernando Simplicio de Sousa, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Professor da Faculdade SENAI no curso de Pós-Graduação em Sistemas Embarcados. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pós-Graduado (Lato Sensu) pela Universidade Mackenzie. Graduado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela UNIP e em Projetos Mecânicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (UNESP/FATEC-SP). 

Marcones Cleber Brito da Silva, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Tecnólogo em Mecatrônica Industrial (2011), Engenheiro Mecatrônico (2013) e Especialista em Engenharia de Manutenção Industrial pela Centro universitário Eniac (2013). Mestre em Tecnologia Nuclear (2020) pela Universidade de São Paulo. Desde 2011, vem lecionando em cursos de nível técnicos e de graduação. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia SENAI e na FESA. 

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Canno, L. C., Dantas, L. P., Sousa, F. S. de, & Silva, M. C. B. da. (2023). As métricas de software em favor do desenvolvedor como ferramentas para a produtividade e a qualidade em soluções embarcadas. Revista Brasileira De Mecatrônica, 5(4), 106–120. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/213

Edição

Seção

Artigos