Portabilidade e customização de um softcore RISC-V em FPGA

Autores

Palavras-chave:

softcore, RISC-V, portability, customization

Resumo

As FPGAs são dispositivos lógicos capazes de implementar qualquer tipo de circuito digital, esta característica torna este dispositivo uma excelente ferramenta para o estudo e desenvolvimento em diversas áreas da eletrônica e da computação. Entretanto há algumas características inerentes a estes dispositivos que podem inviabilizar a sua utilização. O custo dos kits de desenvolvimento para FPGAs é maior que aquele observado nos kits para microcontroladores, além disso a complexidade dos ambientes de desenvolvimento e a incompatibilidade entre si também desfavorecem o uso desta ferramenta. Para evitar o custo de aquisição de um novo kit e também poupar o tempo gasto no aprendizado de um novo ambiente de desenvolvimento a cada novo projeto, torna-se imprescindível adotar um processo de portabilidade. A portabilidade consiste em migrar um projeto desenvolvido em uma plataforma ou dispositivo para outra, mantendo as mesmas funcionalidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo explorar a portabilidade de um softcore RISC-V em FPGA. Isso envolveu, primeiramente, a revisão de código e simulação do projeto a ser portado e, em seguida, a adequação do projeto à nova plataforma na qual o sistema foi embarcado. Utilizando o kit de desenvolvimento DE10-Lite e o ambiente Intel Quartus Prime Lite Edition, as funcionalidades originais do projeto foram mantidas após a portabilidade, e novos recursos foram adicionados. Dentre eles, chaves e displays de 7 segmentos como novos dispositivos de entrada/saída.

Biografia do Autor

Diego Salviano Nagai, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu (2013) e cursa a Pós-Graduação em Sistemas Embarcados pela Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta (2022). Tem experiência na área de equipamentos médicos de diagnóstico por imagem nas modalidades tomografia computadorizada e medicina nuclear.

 

Leandro Poloni Dantas, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Engenheiro (2004) e Doutor (2018) em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI. Atuou por 15 anos na indústria eletrônica no desenvolvimento de novos produtos. Desde 2009, vem lecionando em cursos de pós-graduação, graduação e de nível técnico em diferentes instituições paulistanas. Atualmente é professor na Faculdade de Tecnologia SENAI e no Insper. 

Marcones Cleber Brito da Silva, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Tecnólogo em Mecatrônica Industrial (2011), Engenheiro Mecatrônico (2013) e Especialista em Engenharia de Manutenção Industrial pela Centro universitário Eniac (2013). Mestre em Tecnologia Nuclear (2020) pela Universidade de São Paulo. Desde 2011, vem lecionando em cursos de nível técnicos e de graduação. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia SENAI  e na FESA. 

Luis Carlos Canno, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Graduado em Tecnologia de Automação Industrial (2009) com Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho (2012), e Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI CETIQT (2015). Professor na Faculdade de Tecnologia SENAI nos cursos graduação e pós-graduação.

Fernando Simplicio de Sousa, Faculdade SENAI-SP - Campus Anchieta

Professor da Faculdade SENAI no curso de Pós-Graduação em Sistemas Embarcados. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pós-Graduado (Lato Sensu) pela Universidade Mackenzie. Graduado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela UNIP e em Projetos Mecânicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (UNESP/FATEC-SP). 

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Nagai, D. S., Dantas, L. P., Silva, M. C. B. da, Canno, L. C., & Sousa, F. S. de. (2023). Portabilidade e customização de um softcore RISC-V em FPGA. Revista Brasileira De Mecatrônica, 5(4), 77–105. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/212

Edição

Seção

Artigos