v. 5 n. 3 (2023): Edição Regular

					Visualizar v. 5 n. 3 (2023): Edição Regular

Editorial

Desafio da capacitação profissional na indústria do futuro

Grande parte das indústrias brasileiras possuem características de uma cultura mais conservadora, tanto no desenvolvimento do produto quanto em recursos de produção. No entanto, a competitividade empresarial como fator primordial à globalização e a forte tendência de fornecedores que estão aderindo ao uso das soluções tecnológicas da Industria 4.0, deixam claro que é um caminho sem volta. Este cenário evidencia que para as indústrias permanecerem no mercado, precisam se atentar às inovações tecnológicas e se adaptarem a este novo contexto.

O Brasil, atinge 16ª posição no ranking geral Competitividade Brasil, segundo CNI em 08/12/2022, e as duas as principais razões que explicam o avanço são: primeiro, a melhora do país em fatores como Financiamento, Tributação e Ambiente de Negócios. A segunda razão é o maior impacto da pandemia em países como o Peru, nos fatores mão de obra e ambiente macroeconômico. [1]

Segundo informações da McKinsey, apud Portal da Indústria, estima que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%. [2]

Além desses impactos, haverá toda uma série de possíveis consequências da disseminação e da consolidação da Indústria 4.0, que exigirão uma nova concepção de política industrial para o Brasil. [3]

A baixa maturidade tecnológica nas indústrias brasileiras fica evidente porque segundo SondEsp 83 da CNI, 43% das empresas não identificam quais tecnologias têm potencial para alavancar a competitividade do setor industrial. Nas pequenas empresas, esse porcentual sobe para 57%. Entre as grandes, a fatia recua para 32%. [4]

A procura por profissionais qualificados é um dos motivos desta estagnação. Não há profissionais qualificados para implementação e manutenção das novas tecnologias suficientes nas indústrias. Visando a alta competitividade tecnológica mundial, o profissional inserido na Indústria 4.0 precisa estar adaptado a essa nova realidade.

É fundamental qualificar os profissionais com técnicas comunicação, API, robótica autônoma, RPA e algoritmos de análise de dados com Inteligência Artificial (IA) entre outras tendências tecnológicas, assim como desenvolver competências socioemocionais com métodos para estimular a criatividade, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação. Como diz Uri Levine, Cofundador do aplicativo Waze, “apaixone-se pelo problema, não pela solução” [5]

A Inteligência Artificial cada vez está presente, mas não para substituir os seres humanos, mas para agregar conhecimento. Por mais que evolua o poder de processamento das IAs, as máquinas não têm capacidade de criatividade, sentimentos de empatia, felicidade, motivação e sobrevivência. Ainda haverá muitas profissões que precisam dos seres humanos e muitas que ainda vão surgir com avanço das tecnologias.

Com essa alta tendências de soluções tecnológicas, o profissional especialista em determinada tecnologia perde espaço para profissionais capazes de rápida adaptação as novas tecnologias, com motivação para enfrentar novos desafios, visão analítica para os riscos e estratégia de negócios, perfil comunicativo e fundamentado.

Cabe aos seres humanos se adaptarem as novas realidades, sempre buscar novas qualificações e sempre reinventar novas soluções para novos problemas!

 Referências

[1] SMARTLAB. Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no Trabalho: iniciativa do MPT e da OIT Brasil. 2022. Disponível em: https://smartlabbr.org/diversidade/ . Acesso em: 30 set. 2022.

 [2] PORTAL DA INDÚSTRIA. Indústria 4.0: entenda seus desafios e fundamentos. Disponível em:  https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/. [2022?].Acesso em: 17 mar. 2023.

 [3] PORTAL DA INDÚSTRIA. Competitividade Brasil: Brasil avança no ranking geral, mas permanece no terço inferior. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/competitividade-brasil-comparacao-com-paises-selecionados/ .[2022?]. Acesso em: 17 mar. 2023

 [4] URI LEVINE. Apaixone-se pelo problema, não pela solução. um guia para empreendedores. Disponível em: https://urilevine.com/book-pt// . Acesso em: 17 mar. 2023.

 [5] PORTAL DA INDÚSTRIA. SondEsp 83: Indústria 4.0 – cinco anos depois. 26 abril 2022. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondesp-83-industria-40-cinco-anos-depois/ . Acesso em: 17 mar. 2023.

 

Sergio Massao Kanazava

Especialista em Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica em São Caetano do Sul - SP 

Publicado: 2023-04-29

Artigos