Gamificação na jornada do cliente da CPTM: aplicação de um produto mínimo viável (MVP) para a proposição de um novo ponto de contato
Palavras-chave:
Gamificação, Jornada do cliente, Produto Mínimo ViávelResumo
O escopo do presente artigo é delinear a aplicação de um Minimum Viable Product (MVP), com fundamento na abordagem Lean Startup, para fins de teste da hipótese de propensão do passageiro da CPTM por gamificação e, por conseguinte, a investigação de um novo ponto de contato na Jornada do Cliente. O ciclo de construção, mensuração e aprendizagem do referido MVP, com aplicação da estratégia Call To Action (CTA), foi executado por 30 dias nas dependências da estação Brás e no interior de séries específicas de trens metropolitanos. Os resultados apurados revelaram que 95% dos passageiros manifestam interesse quanto à implementação de jogos durante sua jornada. Além disso, foram coletadas evidências de que os mesmos estão dispostos a fornecer informações relevantes que podem ser utilizadas na geração de dados para o planejamento de transporte.