Sistema IoT para monitoramento de bombeamento de efluentes

Autores

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Banco de dados, Modbus, MQTT

Resumo

Para aumentar a disponibilidade em uma estação de tratamento de efluentes, foi desenvolvido um projeto de sistema IoT para um sistema de bombeamento. Utilizando uma placa concentradora, os dados são transmitidos com a tecnologia MQTT com protocolo de segurança TLS para a nuvem AWS. Estas informações são armazenadas em um banco de dados SQL de servidor local usando Node-RED. Os dados são visualizados em tempo real em um dashboard leve, de baixo custo de implantação e alta flexibilidade de aplicação. Como resultado, o acompanhamento do processo de forma remota, permitiu economia de recursos por meio de uma análise de erros e falhas.  

Biografia do Autor

Rodrigo Sousa Botelho, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui pós-graduação em Internet das Coisas pela Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz (2022) e graduação em Automação industrial pela Faculdade Flamingo (2015). Tem experiência na área de Automação Industrial, com ênfase em projetos, manutenção e programação de controladores industriais. Atualmente, é supervisor na empresa Catui Engenharia, sendo responsável pelos setores da elétrica, automação e programação de softwares. 

Daniel Barbuto Rossato

Possui doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (2022), mestrado em Engenharia Elétrica – Sistemas pela EPUSP (2009) e bacharelado em Engenharia Elétrica – Automação e Controle pela EPUSP (2002). Atualmente é docente na Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz, atuando nas áreas de Sistemas e Controle, Internet das Coisas, Redes Neurais Artificiais, Robótica e Segurança. Tem experiência em manutenção em sistemas de automação industrial. 

André Luis dos Santos

Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2016) e graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Paulista (2001). Atualmente é docente na Faculdade de Tecnologia SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz. Tem experiência em automação industrial e desenvolvimento de software, atuando nos temas: processamento de sinais, tomografia por impedância elétrica, redes de comunicação e microcontroladores. 

Caio Vinícius Ribeiro da Silva, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui pós-graduação em Automação Industrial pela Faculdade SENAI de Mecatrônica (2017), pós-graduação em Inovação e Competitividade Industrial pela Faculdade SENAI "Theobaldo de Nigris" (2021) e graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial pela Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta (2012). Atualmente, é docente e coordenador de estágios na Faculdade de Tecnologia SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz, atuando em Internet das Coisas e Tecnologia da Informação. 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Botelho, R. S., Rossato, D. B., Santos, A. L. dos, & Silva, C. V. R. da. (2023). Sistema IoT para monitoramento de bombeamento de efluentes. Revista Brasileira De Mecatrônica, 5(3), 62–79. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/149

Edição

Seção

Artigos