Eficiência energética na Indústria 4.0

Autores

Palavras-chave:

Consumo de energia, Eficiência energética, Indústria 4.0, Arduino

Resumo

A quarta revolução industrial recebeu o auxílio da tecnologia, desta forma desenvolveu uma gestão afinada com o propósito de promover uma sociedade reativa aos processos digitais como característica a gestão dos processos a partir de dados digitalizados desses mesmos processos. O presente artigo, trata do desenvolvimento de um protótipo para medir o consumo de energia elétrica em tempo real, aplicando conceitos de Internet das Coisas - IoT. O objetivo é permitir ao consumidor a tomada de decisão quanto às estratégias de controle de consumo de energia elétrica e possíveis ações de eficiência energética. O protótipo coleta os dados por meio dos sensores, de eletrônica embarcada (Arduino) que processa e transmite os dados para a nuvem que podem ser acessados por smartphones, tablets e computadores através de aplicativos específicos.  Na construção do protótipo, foi utilizado um microcontrolador Arduino, que é responsável por processar os dados coletados dos sensores, calcular as grandezas obtidas e exibir essas grandezas em aplicativos em smartphones, web e telas de LCD 16x2.  Os resultados obtidos foram satisfatórios visto que, os valores medidos pelos sensores do protótipo correspondem aos valores visto pelo amperímetro, de forma que os valores calculados estão próximos dos teóricos.

 

Biografia do Autor

Danilo de Souza Dias, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho (2015), pós-graduado em Eficiência Energética na Indústria pela Faculdade SENAI de Tecnologia (2022).

Hermom Leal Moreira, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo – USP (2021), mestrado Engenharia Elétrica pela UNESP (2015), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIC (2007) e graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações pela UFMT (2006). Atualmente é professor da Escola e Faculdade SENAI São Paulo “Mariano Ferraz”.

Pedro André Braga de Oliveira, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional com habilitação em sistemas e controle pela Universidade de São Paulo - USP (2009), especialização em Ciência de Dados (Big Data Analytics) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Atualmente é professor da Faculdade SENAI São Paulo “Mariano Ferraz”. 

José Ricardo da Silva, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui mestrado em engenharia de produção pela UNIP (2010), possui graduação em Pedagogia pela FAI - Faculdades Associadas Ipiranga (1996). Atualmente é coordenador de atividades técnicas-pedagógicas na Faculdade SENAI São Paulo “Mariano Ferraz”. Possui experiência na área mecânica e de automação industrial. 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Dias, D. de S., Moreira, H. L., Oliveira, P. A. B. de, & Silva, J. R. da. (2023). Eficiência energética na Indústria 4.0. Revista Brasileira De Mecatrônica, 5(3), 44–61. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/193

Edição

Seção

Artigos