Edição Atual
Editorial
Transformação digital: impacto das tecnologias habilitadoras da Industrial 4.0 nas empresas.
A transformação digital vem a cada ano proporcionando maior eficiência e produtividade às empresas brasileiras e mundiais. Segundo González (2024), corporações como WEG, Tupy, Natura e mais de 86 % das grandes empresas nacionais estão entre as companhias que investem em tecnologias digitais com objetivo de aumentar a produtividade, reduzir recursos e aumentar a competitividade.
Nesse contexto, diversos órgãos de fomento têm implementado políticas com intuito de aumentar e qualificar a produtividade das micro, pequenas e médias empresas. Um total de R$ 160 milhões, proveniente de uma parceria entre a FINEP e o BNDES com apoio do SENAI e SEBRAE, serão investidos em torno de 300 projetos de inovação. O objetivo é atender cerca de 1,2 mil empresas até 2027 com projetos e consultorias para identificar e aprimorar sistemas que utilizam tecnologias avançadas (Smart Factory) para automatizar processos, analisar dados e possibilitar às indústrias evoluírem continuamente (SENAI, 2024).
Diversas tecnologias se destacam quando se trata de Smart Factory como, por exemplo, Internet Industrial das Coisas (IIoT), Big Data, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.
Por meio da IIoT diversas máquinas, dispositivos e sensores podem ser conectados e comunicar-se entre si. A rede formada permite a coleta e processamento de dados, possibilitando ações em tempo real. Em grandes corporações, além do processamento local, os dados são transmitidos a um sistema, que pode ser centralizado ou distribuído, para que possam ser armazenados, processados e analisados.
Em geral, os sistemas dispõem de Big Data e Inteligência Artificial. A tecnologia Big Data disponibiliza grande volume de armazenamento de dados sob demanda, enquanto a Inteligência Artificial, por sua vez, extrai informações mais precisas e eficientes dessa grande massa de dados. Desta forma é possível identificar gargalos no sistema produtivo, tomar decisões rápidas e corretas, aumentando assim a eficiência produtiva ao mesmo tempo que se diminui custos.
A tomada de decisões passa pela visualização das informações extraídas no processo produtivo. Nesse sentido, a Realidade Aumentada (RA) tem contribuído para a interação dos dados processados (mundo virtual) com automação (mundo real) para o aumento da eficiência das fábricas inteligentes. Além disso, a RA tem sido aplicada na indústria em casos de treinamento de colaboradores e configuração e manutenção de equipamentos.
A utilização de RA possibilita a simulação de cenários de treinamentos, tornando o procedimento mais simples e qualificando profissionais de forma mais rápida. Desta forma, tem-se uma diminuição de erros, acidentes e desperdício em todos os setores empresariais.
Em relação às tarefas de configuração e manutenção de equipamentos, a adoção de Realidade Aumentada torna o processo mais eficiente. Durante estas operações, o profissional utilizando RA tem acesso em tempo real a uma grande quantidade de informação, tais como manuais, tutoriais e apoio à distância. Em casos em que se utiliza óculos de RA, as informações são disponibilizadas ao usuário com o mínimo uso das mãos, facilitando desta forma as configurações e manutenções de equipamentos.
Espera-se que o conteúdo aqui apresentado desperte na comunidade acadêmica e industrial novas ideias que levem ao avanço do conhecimento. Que a adoção cada vez maior dessas tecnologias possa impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras, e assim atender às inúmeras demandas das indústrias. E, por fim, propõem-se que os conhecimentos e soluções obtidas possam ser publicados para fomentarem novas iniciativas e sua utilização em todos os setores da sociedade.
Referências
GONZÁLEZ, Sarita. Saiba como empresas brasileiras investem na transformação digital para aumentar a produtividade. Portal da Industria - Notícias - Inovação e tecnologia. 26 mar. 2024. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecnologia/saiba-como-empresas-brasileiras-investem-na-transformacao-digital-para-aumentar-a-produtividade/. Acesso em: 25 nov. 2024.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI. Transformação Digital no Brasil Mais Produtivo é lançada na Fiesp. SENAI - Notícias. 24 set. 2024. Disponível em: https://www.sp.senai.br/noticia/transformacao-digital-no-brasil-mais-produtivo-e-lancada-na-fiesp. Acesso em: 25 nov. 2024.
Prof. Dr. Ricardo Luis Balieiro
Docente da Pós-Graduação em Indústria 4.0 – SENAI - Ribeirão Preto – SP