Avanço na simulação de sistemas virtuais: integração de gêmeos digitais, FMI e DPC

Autores

Palavras-chave:

Indústria 4.0, gêmeo digital, co-simulação, FMI, DPC

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa que investiga o uso de gêmeos digitais em conjunto com as ferramentas do Functional Mock-up Interface (FMI) e do Distributed Co-Simulation Protocol (DPC) para o desenvolvimento de sistemas virtuais avançados em diversos setores industriais. Os gêmeos digitais são modelos virtuais que replicam o comportamento de sistemas físicos, permitindo a observação, previsão e otimização. O FMI e o DPC facilitam a troca de dados entre modelos dinâmicos e a integração de componentes de diferentes domínios, proporcionando uma abordagem eficiente e modular para o desenvolvimento de sistemas complexos. Os resultados obtidos demonstram que essa abordagem reduz os tempos de desenvolvimento, minimiza custos ociosos e acelera o tempo de lançamento no mercado, impulsionando a inovação e a eficiência na indústria. Em suma, a combinação de gêmeos digitais, FMI e DPC oferece um potencial significativo para avançar a simulação, otimização e desenvolvimento de sistemas virtuais de forma mais rápida, precisa e econômica.

Biografia do Autor

Nerivaldo Rodrigues da Silva, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2006), graduado em Engenharia Industrial pela Universidade Santa Cecília (1986). Especializações: Engenharia de Segurança do Trabalho, Projeto, Manufatura e Analise de Engenharia CAD,CAE e CAM e Industria 4.0. Professor do ensino superior da Universidade Santa Cecília. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Automobilística, Motores Propulsores Marítimos, Equipamentos para Petróleo e Projeto e Simulação Cinemática de equipamentos e testes de performance.

Thiago Tadeu Amici, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Ministra aulas na pós-graduação de Indústria 4.0 nas modalidades presencial e EAD, no MBA de Gestão de Projetos aplicados a inovação em Indústria 4.0 e nas graduações em Engenharia de Controle e Automação, em Tecnologia em Mecatrônica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica. Assessora também o Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica em projetos industriais com foco na Indústria 4.0, onde desenvolveu inúmeros projetos como integrador de relevância nacional e internacional. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Automação Industrial, Mecatrônica, Robótica e Indústria 4.0. Experiência internacional na aprovação de linha de produção (Cavemil) em Milão na Itália e sua instalação no Brasil. 

Daniel Camusso, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Mestrando Profissional pela Universidade de Taubaté - UNITAU Pós-Graduado em Indústria 4.0 pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica. Pós-Graduado em Engenharia Automobilística pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (2000). Aperfeiçoamento em CAD/CAM/CAE pela Dassault Systèmes em Paris - França. Graduado em Engenharia Mecânica Plena pela FEI (1996). Atualmente é docente na Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica. Possui experiência como engenheiro na área de desenvolvimento de novos projetos para a indústria automobilística, utilizando o software CATIA e NX.

Ricardo Martinez Vicentini, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2018), pós-graduado lato sensu em Automação Industrial pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (2016) e Tecnólogo em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de São Vicente (2013). Atualmente é Professor de Educação Superior da Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica e professor da FATEF- Faculdade de Tecnologia de São Vicente, lecionando em cursos de tecnologia, engenharia e de pós-graduação lato sensu. É membro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Silva, N. R. da, Amici, T. T., Camusso, D., & Vicentini, R. M. (2024). Avanço na simulação de sistemas virtuais: integração de gêmeos digitais, FMI e DPC. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(2), 01–17. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/235

Edição

Seção

Artigos