Os desafios do supply chain management diante das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0

Autores

Palavras-chave:

Indústria 4.0, logística 4.0, tecnologias habilitadoras, gestão da cadeia de suprimentos

Resumo

Os desenvolvimentos tecnológicos ocorridos principalmente a partir da virada do milênio são alguns dos principais fatores para o que está sendo denominado de Indústria 4.0. Considerada como uma revolução da indústria, que se baseia em princípios como interoperabilidade, virtualização, descentralização, orientação para serviços e, por consequência, impacta em diversas operações de uma empresa, trazendo benefícios para a integração da cadeia de suprimentos e ao gerenciamento de Supply Chain Management (SCM) e levando ao conceito de Logística 4.0. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo identificar os desafios do SCM diante das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, sob a ótica de profissionais que atuam ou possuem ligação direta com a cadeia de suprimentos, para se obter um levantamento de suas percepções sobre a correlação do SCM com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A coleta de dados foi por meio de uma pesquisa exploratória, com a aplicação de um questionário online com esses profissionais. Os principais resultados mostraram que a maior parte dos profissionais tem conhecimento sobre as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e consideram o Big Data e analytics, a Integração Horizontal e a Integração Vertical como as tecnologias com maior integração na cadeia de supply chain. O nível de maturidade das empresas brasileiras sob o aspecto de implantação das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 para o SCM ainda está em seus primórdios, na fase de digitalização, com amplo uso da visualização, entrando no nível 3 de maturidade. Conclui-se que as empresas brasileiras possuem um longo caminho a percorrer para chegar à Logística 4.0.

Biografia do Autor

Mayla Cristine Ananias Saito, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Faculdade Universidade Paulista (2016), Pós-Graduação em Gestão de Projetos Aplicados à Inovação da Industria 4.0 pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (2020). Tem experiência na área de Engenharia Industrial, com ênfase em Gestão e Projeto de Inovação e Indústria 4.0 e Melhoria Contínua. É especialista de projetos voltados a melhoria contínua, inovação e Indústria 4.0.

Mauro Carlos Andreassa , Instituto Mauá de Tecnologia

Com formação em Física e cursos de especialização em Economia e Administração, professor associado no Instituto Mauá de Tecnologia, possui vasta experiência na Indústria Automobilística, incluindo funções de gerência em áreas como Qualidade, Desenvolvimento de Produto e Engenharia Industrial. Com mais de 40 anos de experiência na Ford Motor Company Brasil e Autolatina, ele também ministra aulas em diversas disciplinas de graduação e pós-graduação, incluindo Administração, Engenharia Automobilística, Lean Production e Inteligência Artificial aplicada na Indústria 4.0. 

Jorge Antonio Gilles Ferrer, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Engenheiro Mecânico pela Pontificia Universidad Católica del Perú. Possui Licenciatura plena em pedagogia para Educação Profissional em ensino médio, pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Atualmente é docente da Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica em São Caetano do Sul-SP. 

José Roberto dos Santos, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Docente do ensino superior, graduação e pós-graduação na Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica, além de assessorar o Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica em Projetos de Indústria 4.0. Possui pós-graduação em Segurança da Informação, graduação em Tecnologia da Informação e bacharelado em Sistema da Informação, bem como formação em Automação Industrial. Seu expertise inclui segurança da informação, administração de redes Windows e Linux e Automação Industrial. 

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Saito, M. C. A., Andreassa , M. C., Ferrer, J. A. G., & Santos, J. R. dos. (2024). Os desafios do supply chain management diante das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(2), 57–82. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/208

Edição

Seção

Artigos