Uso do Plant Simulation para aumento de produtividade através do gerenciador de experimentos

Autores

  • Adriele Andrade Silva Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica
  • Jorge Antonio Giles Ferrer Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica
  • Thiago Tadeu Amici Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica
  • Daniel Camusso Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Palavras-chave:

Simulação, Plant Simulation, Produtividade, Processos

Resumo

Atualmente, a busca por eficiência produtiva e otimização dos recursos faz parte do vocabulário de qualquer negócio, seja grande ou pequeno. Desta maneira, este artigo visa unir conceitos da virtualização de processos aplicada na Indústria 4.0, onde é simulado, a partir de uma situação hipotética, o fluxo completo de um determinado material (produção, armazenamento e atividades de transporte), a fim de realizar o correto dimensionamento de recursos como, por exemplo, quantidade correta de Automatic Guided Vehicle (AGV) e tamanho correto de um armazém intermediário ou buffer, sendo possível obter-se uma fábrica mais otimizada e com maior desempenho. Para esta tarefa, utilizou-se a ferramenta Gerenciador de Experimentos, recurso avançado disponível no software Plant Simulation da Siemens, e o resultado alcançado foi um ganho de produtividade de, aproximadamente, 20%.

Biografia do Autor

Adriele Andrade Silva, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Possui formação no CAI - Eletricista de Manutenção pelo SENAI "A. Jacob Lafer" onde teve seu esforço reconhecido ao receber dois prêmios oferecidos pela instituição, no curso Técnico em Eletrônica pela ETEC "Júlio de Mesquita", e em Engenharia Eletrônica pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Trabalhou como Técnica em Eletroeletrônica na empresa Companhia Brasileira de Cartuchos e, atualmente, está cursando MBA em Gestão de Projetos Aplicados à Inovação em Indústria 4.0 no SENAI "Armando de Arruda Pereira". Foi Estagiária no setor de Robótica da Comau, trabalhando com propostas técnicas-comerciais e tendo vivência com robôs industriais e educacional. Atualmente, é Analista de Métodos de Processos na Comau, onde desenvolve documentações técnicas.

Jorge Antonio Giles Ferrer, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Engenheiro Mecânico pela Pontificia Universidad Católica del Perú. Possui Licenciatura plena em pedagogia para educação profissional em ensino médio, pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Atualmente é docente da Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica em São Caetano do Sul SP, onde ministra disciplinas no Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica e na pós-graduação na área de Gestão de Projetos e Produção (Lean Manufacturing e Virtualização de Sistemas Produtivos). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação do Brasil - MEC e Avaliador do Projeto de Formação Profissional Dual em Mecatrônica da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Thiago Tadeu Amici, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Ministra aulas na pós-graduação de Indústria 4.0 nas modalidades presencial e EAD, MBA, e nas graduações em Tecnologia em Mecatrônica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica, que fica no SENAI Armando de Arruda Pereira. Possui mestrado em Automação
e Controle e Processos pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP (IFSP - 2018), graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo (2012), graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo IFSP (2009) e ensino profissionalizante em Eletrônica pela Instituição Liceu de Artes e
Ofícios de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Automação Industrial, Mecatrônica, Robótica e Indústria 4.0. Participou do desenvolvimento do projeto, programação,
montagem e apresentação da Linha de Manufatura Avançada Industrial 4.0 realizada em parceria entre o SENAI-SP e a ABIMAQ, que foi exposta na FEIMEC 2018 e da linha de Confecção 4.0, em parceria entre o SENAI-SP e a ABIT.

Daniel Camusso, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Mestrando Profissional pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Pós-Graduado em Industria 4.0 pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica. Pós-Graduado em Engenharia Automobilística pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (2000). Aperfeiçoamento em CAD/CAM/CAE pela Dassault Systemes em Paris - França.
Graduado em Engenharia Mecânica Plena pela FEI (1996). Atualmente é docente no curso Técnico em Mecatrônica pela Escola SENAI Armando de Arruda Pereira. Foi docente do curso Superior "Tecnologia Mecatrônica Industrial" pela Faculdade SENAI e do curso de "Pós-Graduação em Projetos, Manufatura e Análise de Engenharia. Também docente do curso de especialização de CAD/CAE para Engenheiros de Países da América Latina (Convênio Brasil JICA Japan International Cooperation Agency). Participação no projeto Bleriot, um trabalho colaborativo entre Brasil, França e Índia e apresentado em 2009 na Feira Internacional de Aviação em Le Borget (França. Possui experiência como engenheiro na área de desenvolvimento de novos projetos para a indústria automobilística, utilizando o software CATIA e NX.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

Silva, A. A., Ferrer, J. A. G., Amici, T. T., & Camusso, D. (2022). Uso do Plant Simulation para aumento de produtividade através do gerenciador de experimentos. Revista Brasileira De Mecatrônica, 5(1), 01–18. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/177

Edição

Seção

Artigos