Arquitetura de aplicações para microsserviços em e-marketplaces no setor MRO: estruturação de aplicações para a transformação digital na Indústria 4.0
DOI:
https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v7i2.273Palavras-chave:
e-commerce, marketplace, integração, Indústria 4.0, MROResumo
O mercado brasileiro de e-commerce vem crescendo em larga escala nos últimos anos, principalmente do ano de 2020 para frente, impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. Dentro deste cenário, o modelo de e-marketplace tem se destacado e representa mais da metade do volume de vendas no varejo de e-commerce. Esse formato de negócio ainda não é muito difundido no mercado de Manutenção, Reparo e Operação (MRO), que está relacionado a tudo aquilo que envolve o funcionamento das plantas industriais. Com o objetivo de entender os benefícios do e-commerce para o mercado de MRO, realizou-se um estudo de caso de um marketplace com foco nesse nicho de mercado, além de avaliar as tecnologias que podem auxiliar na evolução e desenvolvimento do negócio. Os resultados demonstram que, um e-marketplace para o nicho de MRO é bastante atrativo, apresentando uma tendência de alta interessante no número de novos vendedores e compradores na plataforma. É possível avaliar também que esse modelo de negócio requer uma tecnologia de integração e conectividade de alto nível, para que seja possível realizar a automação dos processos entre a plataforma e os vendedores, compradores e com outras ferramentas ou serviços.
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