Monitoramento remoto de posicionamento de guindaste descarregador de navio no Porto de Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v7i1.258

Palavras-chave:

automação portuária, guindastes descarregadores, sensores fotoelétricos, eficiência operacional, Porto de Santos

Resumo

Este estudo aborda a automação, a partir de um projeto piloto, do processo de posicionamento de guindastes descarregadores de trigo em um terminal portuário, localizado no Porto de Santos-SP, por meio da implementação de sensores fotoelétricos. O objetivo principal é avaliar a viabilidade de sua implementação e seus impactos ao processo, objetivando otimizar a eficiência operacional de carregamento e descarregamento de navios graneleiros. A pesquisa identifica como o uso de guindastes manualmente operados gera desafios, como a necessidade de um segundo operador e o aumento dos riscos de acidentes. A solução proposta envolve a instalação de um sensor fotoelétrico na calha de carregamento do guindaste, permitindo o alinhamento preciso com as gavetas de recepção de grãos. Os resultados prévios, demonstraram uma melhora significativa na eficiência do processo, eliminando a necessidade de um segundo operador. Desta forma, este estudo destaca a importância da automação na melhoria da eficiência portuária, com potencial de aplicação em outras áreas do setor industrial.

Biografia do Autor

Jonatas Souza Silva , Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Tecnólogo em Automação Industrial (SENAI / 2023). Técnico em Eletrotécnica (ETEC Aristóteles Ferreira / 2012). Possui experiência como técnico em manutenção elétrica, com ênfase em máquinas do setor portuário. Atualmente ocupa o cargo de Técnico em Automação na empresa Moinho Paulista SA. 

Fábio Alves de Paula, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Graduação como Tecnólogo em Automação Industrial pela Faculdade SENAI. Técnico em Automação Industrial pelo CEFET. Tem experiência na área técnica em instrumentação, com ênfase em manutenção, projetos e startup em sistema de automação do setor químico, petroquímico, gás e energia. Atualmente é fiscal técnico de campo.

Valdivan Ferreira de Souza , Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pela Faculdade SENAI. Técnico em Operador de Processo Químico e Petroquímico pela Escola Técnica Circuito. Técnico em desenho da Construção Civil pela ETEC-SP. Técnico de Educação pela ETEC-SP. Profissional com experiência em operações com granéis líquidos e químicos, máquinas e caldeiras. 

Osmar Correia da Costa Neto , Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pela Faculdade SENAI de Tecnologia de Santos. Cursando Engenharia de Controle e Automação, a Pós-Graduação em Automação Industrial pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica, e o Técnico de Instrumentação pelo Senai de Santos. 

Fábio Lobue dos Santos , Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Possui mestrado em tecnologia nuclear pelo IPEN - USP (2023), pós-graduação em Programa especial formação pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007) e graduação em Engenharia eletrônica pela Universidade Santa Cecília (1999). Atualmente trabalha no núcleo de tecnologia Senai de Santos. 

Sérgio Luiz da Conceição Matos, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília (2018), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba (2002), Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Santa Cecília (2010) e Licenciatura em Física pela UNIMES. 

Alessandro de Lima Marreiro , Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Mestre em Engenharia Mecânica, especialista em formação em EAD e em gestão empresarial, possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados. Atualmente é especialista em TI e professor universitário na Faculdade SENAI. Tem sólida experiência na área de Tecnologia de Informação e Docência. 

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silva , J. S., Paula, F. A. de, Souza , V. F. de, Costa Neto , O. C. da, Santos , F. L. dos, Matos, S. L. da C., & Marreiro , A. de L. (2024). Monitoramento remoto de posicionamento de guindaste descarregador de navio no Porto de Santos. Revista Brasileira De Mecatrônica, 7(1), 73–85. https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v7i1.258

Edição

Seção

Artigos