Implantação de conceitos da Indústria 4.0 em simulador didático de linha de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v7i1.256

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Internet of Things, robótica autônoma , cloud computing , manufatura aditiva, Indústria 4.0, sistema de produção modular, IoT

Resumo

Este artigo apresenta a integração de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 em um kit didático simulador de linha de produção, utilizando um Sistema de Produção Modular (MPS) da Festo. O objetivo é proporcionar aos alunos um aprendizado prático sobre os conceitos da quarta revolução industrial, abordando a Internet das Coisas (IoT), robótica autônoma, manufatura aditiva e computação em nuvem (AWS). O MPS, inicialmente controlado por um Controlador Lógico Programável (CLP) e válvulas eletropneumáticas, foi atualizado com microcontroladores ESP32 para permitir a coleta de dados (corrente elétrica, status de funcionamento e tipos de peças) e comunicação via MQTT com a nuvem AWS. Um braço robótico ABB foi adicionado para integrar a impressora 3D ao sistema, automatizando a inserção de peças na linha de produção. O projeto demonstra a aplicação prática de conceitos da Indústria 4.0 em um ambiente educacional, permitindo aos alunos experimentarem e compreenderem as tecnologias que impulsionam a transformação digital na indústria.

Biografia do Autor

Bruno Moio, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Possui graduação em Tecnologia Mecatrônica Industrial pela Universidade Anhanguera (2013), Pós-graduado em MBA em Gestão Escolar pela Universidade Anhembi Morumbi (2015), licenciado em Física (R2) pela Faculdade de Educação Paulistana (2023), cursando atualmente a PósGraduação em Indústria 4.0 pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (2023). É professor dos cursos técnicos de eletroeletrônica e automação do SENAI SP.

Miguel Bozer da Silva, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Mestre em Engenharia de Informação pela Universidade Federal do ABC (2021) com graduação nas áreas de Engenharia de Instrumentação Automação e Robótica (2019) na Universidade federal do ABC, Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2017) pela Universidade Federal do ABC e Tecnologia em Mecatrônica Industrial (2009) pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica. Atualmente atua como professor de graduação no SENAI ministrando aulas para os cursos superiores de Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Principal área de interesse para pesquisas é a aplicação de inteligência artificial.

José Roberto dos Santos, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Atualmente ministra aulas na pós-graduação de Indústria 4.0, na graduação em Tecnologia em Mecatrônica e Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS) na Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica, que fica no SENAI Armando de Arruda Pereira. Assessora também o Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica em projetos industriais com foco na Indústria 4.0.

Ricardo Martinez Vicentini, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2018), pós-graduado lato sensu em Automação Industrial pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (2016) e Tecnólogo em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de São Vicente - FATEF (2013). Atualmente é professor na Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica e na Faculdade de Tecnologia de São Vicente. É membro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Moio, B., Silva, M. B. da, Santos, J. R. dos, & Vicentini, R. M. (2024). Implantação de conceitos da Indústria 4.0 em simulador didático de linha de produção. Revista Brasileira De Mecatrônica, 7(1), 24–34. https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v7i1.256

Edição

Seção

Artigos