Integração da pirâmide da automação com software de gerenciamento de planta (ERP) e gerenciamento de manutenção (MES) por meio de API

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v6i3.246

Palavras-chave:

IIOT, API, integração, ESP32, Indústria 4.0

Resumo

Uma planta industrial é fundamentalmente dividida em 5 camadas, que de forma integrada forma a pirâmide da integração. Este artigo demonstra como é realizada a integração dessas cinco camadas através de recursos destinados para este fim, as chamadas API’s (Application Programming Interface) e programação em linguagem C, pois não são raras às vezes em que se depara com os resultados de determinada funcionalidade de um sistema, sem ao menos ter ideia de como as integrações funcionam e dessa forma, tecnologias não aproveitadas em seu máximo. Com o uso de um microcontrolador ESP32 com sua programação dedicada e alguns componentes discretos, foi realizada a integração das cinco camadas de uma planta fabril fictícia por meio do monitoramento de sinais de duas máquinas instaladas em sua linha de produção. De acordo com a amplitude dos sinais monitorados, ordens de serviços são abertas automaticamente, conferindo agilidade ao processo produtivo. Em suma, além da exposição da facilidade da integração de sistemas distintos a disseminação do conhecimento em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 é de fundamental importância, como a IIOT (Industrial Internet of Things).

Biografia do Autor

Rubens Ferreira de Lima Junior, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Possui tecnólogo em Mecatrônica Industrial pela Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange” (2021), cursou a Pós-Graduação MBA - Gestão da Manutenção em Processos Industriais pela mesma instituição, bem como, Técnico em Mecatrônica e Eletroeletrônica. Atualmente é instrutor de formação profissional nos cursos regulares da modalidade aprendizagem industrial e técnico da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange”.   

Michel de Moura Chaparro, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Possui graduação em Instrumentação e Controle de Processos Industriais (UNISAL - 1992). Especialização em Mecatrônica (UNISAL - 2015). Especialização em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Candido Mendes (UCAM - 2022).  Cursando Engenharia da Computação (UNIVESP - 2020). Mestrando em Engenharia Mecânica na área de Automação (UNITAU). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange”.

Sandra Mônica do Nascimento Moura, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra pelo mesmo programa, na linha de pesquisa: Literatura e outras linguagens. Graduada em Letras pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca - Unifran. Atualmente é professora da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI "Roberto Mange”. 

Renato Ludwig Pilan, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Possui graduação em Manutenção Mecânica Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011). Mestrando em Mecânica dos Sólidos pela UNICAMP. Atualmente é Professor de Educação Superior - Especialista II - SENAI - Departamento Regional de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica. 

Roberto Giani Pattaro Junior, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Doutorando em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2019). Especialista MBA - em Gestão da Produção e Qualidade (2015). Graduação em Engenharia de Produção - Anhanguera Educacional - Campinas (2010). Atualmente é instrutor de formação profissional III - SENAI - Departamento Regional de São Paulo. Grande experiência na área de Engenharia Mecânica e de Produção. 

Daniel Filipe Vieira, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Engenheiro Eletricista formado pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden. Atualmente é Professor universitário na Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange”. 

Fabio Kuranaka, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Doutorando em Engenharia Mecânica. Mestre em Engenharia Mecânica. Especialista em Planejamento Educacional e Metodologia do Ensino Superior, Automação Industrial e Controle de Processos Industriais e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Engenheiro de Produção Mecânica. Atualmente é Professor de Educação Superior na Faculdade de Tecnologia SENAI "Roberto Mange". 

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Lima Junior, R. F. de, Chaparro, M. de M., Mônica do Nascimento Moura, S., Pilan, R. L., Pattaro Junior, R. G., Vieira, D. F., & Kuranaka, F. (2024). Integração da pirâmide da automação com software de gerenciamento de planta (ERP) e gerenciamento de manutenção (MES) por meio de API. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(3), 79–100. https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v6i3.246

Edição

Seção

Artigos