CÁLCULO E PREDIÇÃO DA FORÇA RESISTIVA AO DESLOCAMENTO RELACIONADA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA VEICULAR UTILIZANDO SOFTWARE CAD E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Autores

  • Adriano da Silva Galutti

Resumo

Este artigo estudou a eficiência energética relacionada com os diferentes coeficientes de resistência ao rolamento de um pneu automotivo, comparando os valores por três metodologias: valores obtidos no ensaio em campo, valores obtidos com o auxílio do software CATIA V5 R20 (módulo Knowledge Advisor) para a execução de cálculos e valores com a utilização das redes neurais artificiais. A rede neural visou a predição dos resultados, baseados nas amostras colhidas em campo. Utilizou-se a norma ABNT NBR 10312:2014 - Determinação da resistência ao deslocamento por desaceleração em pista de rolamento e simulação em dinamômetro. Algumas configurações de redes foram sugeridas, treinadas e testadas. Obteve-se grande aproximação entre os resultados experimentais e os previstos pela rede neural artificial.

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Publicado

2018-12-04

Como Citar

Galutti, A. da S. (2018). CÁLCULO E PREDIÇÃO DA FORÇA RESISTIVA AO DESLOCAMENTO RELACIONADA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA VEICULAR UTILIZANDO SOFTWARE CAD E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. Revista Brasileira De Mecatrônica, 1(2), 39–51. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/24

Edição

Seção

Artigos