A aplicabilidade da tecnologia 5G no contexto da Indústria 4.0: impulsionando IoT, IA, computação em nuvem e segurança cibernética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v6i3.232

Palavras-chave:

5G, aplicabilidade, Indústria 4.0, tecnologias habilitadoras

Resumo

Este artigo explora a importância do setor de telecomunicações e o avanço tecnológico representado pela tecnologia 5G, a quinta geração de telefonia móvel. O 5G oferece velocidades de dados móveis superiores, menor latência e a capacidade de conectar simultaneamente diversos dispositivos, impulsionando o desenvolvimento em pilares da Indústria 4.0, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Computação em Nuvem e Segurança Cibernética. O objetivo geral deste estudo é investigar a influência da implementação do 5G e em seus resultados operacionais e de inovação no contexto da Indústria 4.0. A justificativa para o estudo baseia-se no interesse e no investimento global na tecnologia 5G, que apresenta avanços significativos em relação às gerações anteriores e seu impacto na indústria. Este trabalho é uma Revisão Sistemática da Literatura, que inclui a análise de teses, dissertações e artigos sobre a implementação do 5G. A análise contribui para o avanço do conhecimento científico e tecnológico, subsidiando decisões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico. A pesquisa como um todo, apresenta aplicações de 5G integradas em combinações tecnológicas, por meio da conectividade avançada, em laboratórios, simuladores e ambientes controlados. Por outro lado, os resultados do estudo em relação à implementação de 5G e indústria 4.0 na indústria brasileira mostraram que há poucos estudos na área e a maioria deles se trata de revisões de literatura o que evidencia a necessidade de verificar, na prática, questões relacionadas à implementação da tecnologia 5G na indústria 4.0, tendo em vista os seus pilares. 

Biografia do Autor

João Victor Delomo Luque, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Pós-graduado em Indústria 4.0 (2024) pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2024). Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto (2016). Atualmente é Especialista em Tecnologia pelo Instituto Senai de Tecnologia, atuando nos Programas de atendimento a indústria como: Jornada de Transformação Digital, Novo Brasil Mais Produtivo e Rota 2030. Possui experiência nas áreas de Indústria 4.0, Lean Six Sigma, Engenharia da Qualidade e Liderança de Processos de Produção e Logística.

Daniel Octávio Tambasco Bruno

Doutorando e Mestre em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Banco de Dados pela Universidade de Ribeirão Preto (2007) e Especialista em Educação à Distância pela Universidade Paulista (2012). Possui graduação em Análise de Sistemas (2003). Atualmente é Professor dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Tecnólogo em Mecatrônica e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica industrial. Possui experiência na área de Processamento de Imagens Médicas, Inteligência Artificial, Redes de Computadores e Computação em Nuvem.

Juliane de Almeida Crispim, Escola SENAI “Engº Octavio Marcondes Ferraz”

Instrutora de Formação Profissional III na área da Saúde e Segurança do Trabalho. Doutora e Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Enfermagem (2010), graduada pela USP. Pesquisadora junto ao Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose (GEOTB). 

José Roberto dos Santos, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Docente do ensino superior, graduação e pós-graduação na Faculdade SENAI de Tecnologia em Mecatrônica na Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica. Possui Pós-graduação em Segurança da Informação pela Uninove (2016), graduação em Tecnologia de Informação e bacharel em Sistema da Informação (2009), além de superior em Automação Industrial. Possui experiência nas áreas de Segurança da Informação, Administração de Ambientes de Redes Windows e Linux, Automação Industrial. 

Victor Pereira Bernardes, Escola SENAI “Engº Octavio Marcondes Ferraz”

Supervisor de Projetos e Tecnologia no Senai São Paulo, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios (Conquer Business School), Engenharia de Petróleo – UniSantos (Universidade Católica dos Santos), Lean Six Sigma Green Belt – MF Treinamentos, Design Thinker – FiberCastell, Marketing Digital – ESPM/ DMI (Digital Marketing Institute). Possui experiência em Mapeamento em Digitalização e Indústria 4.0, Lean Manufacturing, Supervisão e Gestão em Projetos e Gestão de FPSO (Floating Production Storage and Offloading) – Bacia de Santos.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Delomo Luque, J. V., Tambasco Bruno, D. O., Crispim, J. de A., Santos, J. R. dos, & Bernardes, V. P. (2024). A aplicabilidade da tecnologia 5G no contexto da Indústria 4.0: impulsionando IoT, IA, computação em nuvem e segurança cibernética. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(3), 53–78. https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v6i3.232

Edição

Seção

Artigos