O impacto da Indústria 4.0 na qualidade do produto e o impacto das tecnologias habilitadoras na operação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v7i1.230

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Qualidade 4.0, Gestão da Qualidade, tecnologias habilitadoras

Resumo

A utilização de tecnologias da Indústria 4.0 é considerada como uma estratégia para tornar os processos mais eficientes e alcançar a máxima qualidade nos produtos. O conceito de gestão da qualidade total baseia-se no cumprimento dos requisitos de qualidade em todos os processos e setores da empresa na busca pela satisfação das necessidades dos clientes com rapidez e precisão através da contribuição das tecnologias. Nesse contexto de digitalização e busca pela excelência produtiva, este artigo apresenta um estudo do impacto da Indústria 4.0 na qualidade do produto e como as tecnologias habilitadoras impactam os processos. Foi utilizado como metodologia uma revisão sistemática da literatura, além da análise de 25 artigos que foram escritos entre os anos de 2013 e 2022. Os resultados indicam que a Indústria 4.0 tem impactos positivos na gestão da qualidade. As tecnologias habilitadoras promovem ganhos de produtividade, programas de produção flexíveis e customizados, além da redução de custos de retrabalhos. A integração de dados em tempo real permite a detecção precoce de erros, proporcionando correções mais ágeis e evitando desperdícios. A análise de Big Data e a inteligência artificial auxiliam na previsão de problemas e na otimização dos processos. Porém, a adoção plena da Indústria 4.0 requer investimentos em atualização tecnológica e desenvolvimento de competências por parte das empresas. A pesquisa também destaca a necessidade de estudos adicionais sobre potenciais obstáculos e riscos associados à implementação da Indústria 4.0 e seus impactos na qualidade do produto.

Biografia do Autor

Anderson Tadeu de Santi B. de Almeida, Universidade Federal do ABC

Graduação em Engenharia Elétrica pela FEI (2005), MBA em Gestão pela FGV (2008), MBA em Engenharia pela USP (2021), Pós-Graduação em Segurança do Trabalho pela UNIMAIS (2022), Pós-Graduação em Docência pelo SENAC (2023), Pós-Graduação em I4.0 pela USJT (2024), Mestrado pela UFABC (2023) e Doutorando pela UNESP. Atualmente é Gerente de Projetos na SmartFactory e Professor na FATEC e no SENAI.

Gabriel Lopes, Universidade Federal do ABC

Formação em Ferramentaria de Corte, Dobra e Repuxo pelo SENAI/SP (2014), Formação em Mecânica de Produção Veicular pelo SENAI/SP (2017), Graduação em Ciência e Tecnologia pela UFABC (2022), Graduação em Engenharia de Gestão pela UFABC (2023) e Mestrando em Engenharia de Produção pela UFABC. Atualmente é Engenheiro de Desenvolvimento de Produto na Mercedes-Benz do Brasil.

 

 

Jaime Denis, Universidade Federal do ABC

Técnico em Automobilística pelo SENAI/SP (2007), Graduação em Engenharia Mecânica pela Anhanguera (2016), Pós-Graduação em MBA de Gestão Estratégica de Pessoas pela UniFatecie (2021), Pós-Graduação em MBA de Gerenciamento de Projetos pela UniFatecie (2022) e Mestrando em Engenharia de Produção pela UFABC. Atualmente é Supervisor de Desenvolvimento de Produto na Mercedes-Benz do Brasil.

 

Ugo Ibusuki, Universidade Federal do ABC

Graduação em Engenharia Mecânica pela FEI (2000), Mestrado em Engenharia Mecânica pela USP (2003), MBA na FGV (2007) e Doutorado em International Studies na Waseda University de Tokyo no Japão (2011). Atualmente é Professor do programa de Engenharia de Gestão da UFABC. Possui 18 anos de experiência na área Automotiva, em Gestão de Projetos, da Produção e Lean Manufacturing.

 

 

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Almeida, A. T. de S. B. de, Simplício Lopes, G., Nascimento, J. D. M. do, & Ibusuki, U. (2024). O impacto da Indústria 4.0 na qualidade do produto e o impacto das tecnologias habilitadoras na operação. Revista Brasileira De Mecatrônica, 7(1), 35–51. https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v7i1.230

Edição

Seção

Artigos