Estudo de caso: aplicação do BIM em obras ferroviárias

Autores

Palavras-chave:

BIM, obra ferroviária, gestão de projetos, MVP, Mínimo Produto Viável, Building Information Modelling

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento das premissas do Mínimo Produto Viável (MVP) para a implantação do Building Information Modelling (BIM) nas obras da CPTM. O estudo de caso escolhido foi um viaduto de transposição de via férrea em construção. Os testes foram realizados com base nas pesquisas de campo, modelagem tridimensional em BIM e validação. Após a realização dos testes observou-se resultados preliminares favoráveis à adoção dessa metodologia nas obras, visando um ganho de qualidade, redução de riscos e aumento da consistência no cumprimento do escopo. Observa-se a necessidade de provimento de infraestrutura em campo para suportar as atividades inerentes à interação com o modelo BIM e consequente atualização periódica.

Biografia do Autor

Cibele Alves da Silva, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Engenharia Civil e Mestrado Acadêmico em Tecnologias Computacionais para a Construção Civil pela POLI-USP. Atualmente é Assessora Executiva I na Diretoria de Engenharia, Obras e Meio Ambiente da CPTM e atua diretamente na pré-contratação dos empreendimentos da Diretoria. É docente dos cursos de graduação em Engenharia Civil e pós-graduação em Gestão de Obras e Edificações

Alex de Souza, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Tecnologia Mecânica de Precisão pela FATEC/SP. Atualmente é Analista de Administração e Gestão na Diretoria de Engenharia, Obras e Meio Ambiente da CPTM e atua diretamente na gestão orçamentária da Diretoria.

Marcelo Henrique Barbosa, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Engenharia Elétrica com habilitação em Eletrônica pela FAC-FITO. Possui sólidos conhecimentos na área de sistemas eletroeletrônicos, transportes e implantação de sistemas. Atualmente é Engenheiro de  Sistemas na BYD Brasil. 

Fernando Augusto Koga, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Makenzie e Pós-Graduação em Administração Pública. Atualmente é Assessor Executivo II no Departamento de Contratações e Compras da Diretoria Administrativa e Financeira da CPTM. 

Daniel Barbuto Rossato, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (2022), mestrado em Engenharia Elétrica pela EPUSP (2009) e bacharelado em Engenharia Elétrica pela EPUSP (2002). Atualmente é professor na Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz, atuando nas áreas de Controle, Inteligência Artificial e Segurança Industrial. Tem experiência em manutenção e projetos de sistemas de automação industrial. 

André Luis dos Santos, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Paulista (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela EPUSP (2016) e atualmente é docente na Faculdade SENAI São Paulo, campus Mariano Ferraz. Tem experiência na área de automação industrial e desenvolvimento de software, atuando principalmente em: processamento de sinais, tomografia por impedância elétrica, redes de comunicação e microcontroladores. 

Caio Vinícius Ribeiro da Silva, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial pela Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta (2012), especialização em Automação Industrial (2017) e em Inovação e Competitividade Industrial (2021). Tem experiência em Projetos de Automação e Sistemas Microcontrolados. Atualmente é  professor e coordenador de Estágios na Faculdade SENAI São Paulo, Campus Mariano Ferraz. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, C. A. da, Souza, A. de, Barbosa, M. H., Koga, F. A., Rossato, D. B., Santos, A. L. dos, & Silva, C. V. R. da. (2023). Estudo de caso: aplicação do BIM em obras ferroviárias. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(1), 101–118. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/229

Edição

Seção

Artigos