Análise da eficiência energética de um sistema de condicionamento de ar através da gestão de facilities

Autores

  • Renato Higa Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta
  • Ivo Lima de Souza Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta https://orcid.org/0000-0001-6710-8006
  • Danielle Miquilim Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta https://orcid.org/0000-0001-5143-6590
  • Rudson de Lima Silva Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta
  • Fatima Gabriela Soeiro Mazzo Solha Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta

Palavras-chave:

air condicionado, eficiência energética, facilities, manutenção, economia, consumo de energia

Resumo

Com desenvolvimento tecnológico, as técnicas de climatização do meio ambiente se tornaram uma grande aliada para a indústria. Porém, junto a este desenvolvimento, cresce a preocupação pelas empresas, com a sustentabilidade e eficiência energética dos sistemas de climatização. Esta pesquisa teve como objetivo de estudo geral analisar um projeto para retrofit do sistema de ar-condicionado de um prédio administrativo de 14 andares, localizado na região metropolitana do estado de São Paulo, no bairro da Bela Vista. Assim, a priori foi realizada uma pesquisa bibliográfica em publicações científicas e normativas, posteriormente foi realizado um estudo de caso em um edifício comercial. Constatou-se que o sistema de ar-condicionado consumia energia em demasia em comparação ao novo sistema proposto, mediante o tempo de instalação dos equipamentos e a baixa eficiência na distribuição de ar após mudanças de layout. Por conta da vida útil elevada dos equipamentos, alguns fatores agregam custos, como constantes manutenções e tubulações oxidadas que causam vazamentos, viabilizando a solução da troca do sistema. Então, o sistema de ar-condicionado passou a operar com uma folga. Comparando os dois conceitos, considerando o tempo de operação de 75 horas semanais durante 24 dias por mês, o estudo demonstrou uma redução de aproximadamente 34% do consumo de energia por ano, o que representa 1.267.848 kW/ano.

Biografia do Autor

Renato Higa , Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta

Engenheiro Mecânico pela UMC (Universidade Mogi das Cruzes), Tecnólogo Mecânico de Precisão pela FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), Técnico em refrigeração e ar condicionado pelo SENAI “Oscar Rodrigues Alves”, Técnico em mecânica pela ETEGV (Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas). Atualmente é engenheiro de instalações da Rede D’or São Luiz, coordenando projetos de instalações hospitalares. Tem experiência de 10 anos na área de engenharia hospitalar, sendo 7 anos atuando em manutenção e 3 anos em projetos e obras

Ivo Lima de Souza , Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta

Pós-graduado em Gestão de Projetos (PMBOK) pela UNIP (Universidade Paulista), Pós-graduado em Licenciatura Plena (Educação) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Tecnólogo Mecânico de Projetos pela FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia SENAI, lecionando nos cursos de Graduação e Pós-graduação. Tem experiência de 30 anos na área de Projetos de Máquinas e Equipamentos Industriais. 

Danielle Miquilim, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta

Doutora em Engenharia de Produção pela UNIP (2019). Atualmente é professora universitária na Faculdade de Tecnologia SENAI - Departamento Regional de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia Termomecanica. Defendeu sua tese sobre a formação de engenheiros empreendedores inovadores diante do processo ensino aprendizagem e gestão universitária. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: Administração da Produção, Operações e Logística. 

Rudson de Lima Silva, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (2012). Atualmente é professor universitário na Faculdade de Tecnologia SENAI - Departamento Regional de São Paulo e engenheiro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Defendeu sua dissertação sobre uso de ferramentas de Inteligência Artificial (Snake) em análise de imagens médicas (RM de Carótidas). Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural são: Inteligência artificial, manutenção hospitalar. 

Fatima Gabriela Soeiro Mazzo Solha , Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta

Administradora de Empresas, Pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pedagogia pelo Centro Paula Souza e MBA em Controladoria e Finanças. Experiência profissional na área de serviços, comércio, treinamento e docente há mais de 10 anos formando adultos e jovens em grandes instituições de ensino do país. Atualmente é professora da Faculdade SENAI, nos cursos das áreas de Recursos Humanos e Gestão de pessoas. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Higa , R., Souza , I. L. de, Miquilim, D., Silva, R. de L., & Solha , F. G. S. M. (2023). Análise da eficiência energética de um sistema de condicionamento de ar através da gestão de facilities. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(1), 79–100. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/228

Edição

Seção

Artigos