Sistema de gestão de eficiência energética aplicado à siderurgia

Autores

Palavras-chave:

eficiência energética, siderurgia, sistema de gestão

Resumo

O setor de produção de aço vem demonstrando alinhamento com a agenda Environmental, Social and Governance (ESG), principalmente por motivos econômicos. Apesar do Brasil possuir ampla vantagem em sua matriz energética quando comparado a outros países, a siderurgia representa o segundo maior consumidor do setor industrial, sendo um dos principais emissores de gases de efeito estufa. Esse fato, atrelado à dificuldade na transição para fontes não-renováveis, faz com que essa seja uma área de alto apelo às iniciativas de eficiência energética. A gestão dessas ações passa obrigatoriamente pela medição e controle dos consumos de energia, que deve ocorrer desde o ponto de entrega até seu uso final nos processos. Nesse estudo de caso é analisado como essas ações estão sendo geridas em uma siderúrgica de grande porte. A empresa utiliza um Sistema de Gestão de Eficiência Energética baseado principalmente nas orientações da Norma ISO 50.001. Os resultados obtidos demonstram o surgimento de uma forte cultura de gestão e controle dos consumos de energia, fomentando discussões acerca das prioridades e até novas óticas no que diz respeito ao fluxo de energias da empresa. Por fim, construiu um fórum de melhoria contínua permanente com todos os níveis hierárquicos da empresa, devidamente referendados pela alta direção, os quais utilizam um Mapa Energético contendo um indicador chave de processo denominado Consumo Energético Global.

Biografia do Autor

Humberto de Sousa Megda, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Pós-graduado em Gestão de Energia e Eficiência Energética pela Faculdade SENAI de Tecnologia (2022), licenciado em Matemática pela Faculdade Integrada Arquimedes (2017), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília (2015), graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Santa Cecília (2011). Atua como professor de educação superior na Faculdade SENAI. Engenheiro de Projetos da USIMINAS. 

Mauro Marchesi, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Anchieta

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica e em Engenharia Operacional Eletrotécnica pela Universidade Santa Cecilia (1983). Especializado em Administração da Produção - Inteligência Industrial pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e (in company) em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atua nos cursos de pós-graduação da Faculdade SENAI. Diretor Técnico comercial na M&S Consultoria e Engenharia Ltda. 

Fabrício Ramos da Fonseca, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Doutor em Ciências (2011) e Mestre em Engenharia Elétrica (2009) pela USP, graduado em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, pela Universidade Santa Cecilia (2001), Especialização em Diagnóstico de Máquinas no Japão pela JICA Kyushu (2005), graduado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007). Especialista em Educação Profissional do SENAI. Pesquisador colaborador da UNIFESP e da Universidade de São Paulo. 

Tiago Akira Tashiro de Araújo, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Licenciado e Bacharel em Química com atribuições tecnológicas pela Universidade Católica de Santos e Mestre em Ciências pela  UNIFESP. Professor junto ao SENAI e à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Atuação em laboratório químico credenciado pelo INMETRO com ênfase em análise instrumental por espectrometria de emissão óptica com plasma, espectrofotometria UV-visível e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa.

Rita de Cássia Sartori de Araújo, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica - Unidade Vinculada de Santos

Mestranda no ensino da física pela Universidade federal do ABC. Pós-Graduada em Matemática (2011). Pós-Graduada em Ciências da natureza (2014). Graduada em Matemática (2001) e em Ciências (1997) pela Universidade Ibirapuera. Sócia-proprietária da escola de aulas particulares e reforço escolar, Assessoria Estudantil de São Paulo. Experiência na área de Exatas, com ênfase em Matemática e Física. Experiência em orientação e coordenação escola. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Megda, H. de S., Marchesi, M., Fonseca, F. R. da, Araújo, T. A. T. de, & Araújo, R. de C. S. de. (2023). Sistema de gestão de eficiência energética aplicado à siderurgia. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(1), 28–47. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/227

Edição

Seção

Artigos