Blockchain no mercado de energia: proposição de um modelo de comercialização de certificados

Autores

Palavras-chave:

mercado de energia, blockchain, contratos inteligentes, criptoativos

Resumo

O Mercado de Energia (ME) e a Eficiência Energética (EE) são alguns dos temas mais discutidos nos últimos anos devido à escassez hídrica e frequentes aumentos nos preços de energia elétrica. Da mesma maneira, a discussão sobre a redução de emissão de CO2, gradativamente obtém mais relevância no mercado e o conceito de ser mais eficiente em seu processo produtivo também vem sendo muito abordado, pois é uma questão de modernização do mercado elétrico e EE. A temática de modernização do mercado de energia, neste artigo, visa abordar como o Blockchain, juntamente aos Contratos Inteligentes (CI) podem incorporar valor otimizando processos de faturamentos no ambiente regulado e livre de energia, segurança, credibilidade, visando assim focar também no uso do Blockchain, e identificar quais são as oportunidades de implementação. Entender seus conceitos, os ambientes de aplicação, utilização no mercado livre de energia, assim como a possível aplicação no setor de EE, revisando também os estudos e conceitos aplicados no mercado mundial relacionados a esta tecnologia. Com a utilização do Blockchain levanta-se também os desafios que essa tecnologia traz consigo para implementação no âmbito técnico, mercadológico, comportamental, legal e regulatório. Com isso, este artigo irá se aprofundar nesses pontos, assim como seu valor intrínseco, comparação entre os pontos fortes e fracos do uso dessa tecnologia e seus benefícios. Será abordado sobre o modelo de comercialização de certificados de bonificação de ações de EE, com o uso do Blockchain utilizando o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) como exemplo e modelo.

 

Biografia do Autor

Arthur Oliveira Souza, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui graduação em Engenharia elétrica pela Faculdade FMU(2019), cursando atualmente a Pós-Graduação em Gestão e eficiência energética pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (2022). Tem experiência na área de Engenharia elétrica, com ênfase em Projetos e instalações fotovoltaicas, como engenheiro de vendas em diversas empresas. É especialista em eficiência energética pelo Senai São Paulo - SP.

Hermom Leal Moreira, Faculdade SENAI São Paulo – Campus Mariano Ferraz

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo – USP (2021), mestrado Engenharia Elétrica pela UNESP (2015), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIC (2007) e graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações pela UFMT (2006). Atualmente é professor da Escola e Faculdade SENAI - São Paulo “Mariano Ferraz”. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Souza, A. O., & Moreira, H. L. (2023). Blockchain no mercado de energia: proposição de um modelo de comercialização de certificados. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(1), 01–27. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/226

Edição

Seção

Artigos