Estudo do nível de maturidade Lean e Indústria 4.0 em empresas brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Lean Manufacturing, Indústria 4.0, Disponibilidade, Produtividade

Resumo

A Indústria 4.0 é um dos termos mais utilizados para retratar o avanço da tecnologia nos últimos anos. A ele estão vinculadas uma série de ferramentas que auxiliam indústrias de todo o mundo a automatizar seus processos de fabricação. Ao longo das revoluções industriais, os processos deixaram de ser manuais e passaram a ser automatizados. No entanto, foi na Quarta Revolução que surgiram as máquinas capazes de se conectarem à rede e gerar dados. Essa evolução torna-se importante à medida que novos níveis de desenvolvimento são alcançados. No entanto, essas ferramentas só geram resultados significativos, quando aplicadas no momento certo. Este estudo busca identificar o momento ideal para a transição do Lean Manufacturing para a indústria 4.0, rumo ao que vem sendo chamado de Lean 4.0, identificando também, quais são as ferramentas certas para as organizações caminharem para a digitalização. Para analisar a maturidade de uma manufatura lean, desenvolvemos uma pesquisa baseada no Sistema Toyota de Produção. As questões foram divididas em quatro grupos, com base nos princípios lean apresentados neste artigo e nas ferramentas elencadas. Este questionário foi aplicado em empresas participantes do Programa SENAI Indústria + Avançada e programas da Universidade Federal do ABC. Dessa forma, nesse artigo, foi possível verificar o quanto a maturidade que a organização tem na metodologia do lean manufacturing reflete positivamente na implementação das tecnologias da Indústria 4.0.

Biografia do Autor

Anderson Tadeu de Santi Barbosa de Almeida, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela FEI (2005), MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2008), MBA em Engenharia e Gestão pela USP (2021), Pós-Graduação em Segurança do Trabalho pela UNIMAIS (2022), Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pelo SENAC (2023) e Mestrando pela UFABC. Atualmente é Gerente de Projetos na SmartFactory e Professor no SENAI “Manuel Garcia Filho”.

Douglas Roberto De Gennaro, Universidade Federal do ABC

É graduado em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC, Universidade Federal do ABC, (2019) e bacharel em Engenharia Mecatrônica, Robótica e Engenharia de Controle e Automação pela UFABC, Universidade Federal do ABC, (2023). Atualmente é Cloud Sales Specialist na Microsoft.

Ugo Ibusuki, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela FEI (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela USP (2003), MBA na FGV (2007) e doutorado em International Studies na Waseda University de Tokyo no Japão (2011). Atualmente é Professor do programa de Engenharia de Gestão da UFABC. Possui 18 anos de experiência na área Automotiva, em Gestão de Projetos, da Produção e Lean Manufacturing.

 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Almeida, A. T. de S. B. de, Gennaro, D. R. D., & Ibusuki, U. (2023). Estudo do nível de maturidade Lean e Indústria 4.0 em empresas brasileiras. Revista Brasileira De Mecatrônica, 6(1), 48–78. Recuperado de https://revistabrmecatronica.sp.senai.br/ojs/index.php/revistabrmecatronica/article/view/171

Edição

Seção

Artigos